quinta-feira, 11 de novembro de 2010

EFEITO DOS ANTIBIÓTICOS

Um estudo realizado pelo Instituto Sueco para Controle de Doenças Infecciosas mostrou que utilizar antibióticos pode prejudicar as defesas do organismo por até dois anos. O desequilíbrio da flora intestinal acontece porque o antibiótico age nas centenas de espécies de bactérias que estão na parede do intestino, sem distinguir os micro-organismos protetores ou nocivos à saúde. Com o processo, apenas as mais resistentes sobrevivem, o que causa o desequilíbrio da flora, que resultam em diarreias, disfunção intestinal e colites.

De acordo com especialistas, o efeito nocivo dos antibióticos é conhecido há muito tempo, no entanto, a novidade apontada no estudo, publicado na revista “Microbiology”, é a duração no organismo por muito mais tempo do que se imaginava. Apesar do estudo mostrar o uso de antibióticos por sete dias, a interrupção do tratamento, ou seja, a utilização por menos tempo do que o necessário, também pode prejudicar o intestino.

A descoberta reafirma a cautela ao fazer uso desses medicamentos. Mais uma vez, o CRF-SP alerta sobre o perigo do tratamento com antibióticos sem necessidade como em gripes, resfriados e dores de cabeça. Os especialistas recomendam que devem ser avaliados os riscos e benefícios e os antibióticos devem ser utilizados apenas se não houver alternativa.

Antibiótico na ração

A pesquisadora alemã Kornelia Smalla, que esteve no Brasil no começo de novembro, alertou sobre o problema de misturar antibióticos à ração para estimular o crescimento de porcos, bois e frangos. A prática é proibida na Europa desde a década de 90, mas ainda permitida no Brasil e leva ao surgimento de bactérias resistentes.

Para ela, até o uso restrito ao tratamento de doenças traz riscos, já que os animais ficam confinados e a ocorrência de uma patologia em alguns resulta na distribuição de antibióticos para todos, o que favorece a disseminação das superbactérias. Segundo Kornelia Smalla, o antibiótico não age apenas sobre os causadores da doença, mas sobre todas as bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário